É o desenvolvimento e aplicação de métodos científicos, procedimentos e tecnologias para permitir a manipulação direta de material genético com a finalidade de alterar as caraterísticas hereditárias de uma célula, organismo ou população.
A edição de genoma (em inglês: “GEEN” genome editing with engineered nucleases (edição de genoma com nucleases modificadas)) é um tipo de engenharia genética em que o ADN é inserido, substituído, ou removido de um genoma utilizando nucleases modificadas artificialmente, ou “tesoura molecular”.
O sistema CRISPR (do inglês: Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats (Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Interespaçadas)) depende de um complexo de edição de gene composto por Cas9, uma enzima de corte de ADN, e de uma curta cadeia de RNA que dirige a enzima para uma área específica do genoma.
Em biotecnologia, o genoma é toda a informação hereditária de um organismo que está codificada em seu ADN (ou, em alguns vírus, no ARN). Isto inclui tanto os genes como as sequências não-codificadoras (conhecidas como ADN-lixo, ou junk DNA , apenas por não se saber ao certo a sua função na célula).
A Sangamo BioSciences é uma empresa lider nesta área: http://www.sangamo.com
Ver vídeos (em inglês):
Para saber mais clique
para ver os módulos
(em português)
ou
Voltar à pagina anterior